quinta-feira, 1 de maio de 2008

Joinville (SC)

(Leandro) É isso mesmo Jorge! Após suas considerações iniciais vou deixar algumas impressões sobre os dias que passamos no Rio de Janeiro e a chegada triunfal a Santa Catarina. Realmente a ESEM (Escola Sesc de Ensino Médio) é impressionante. Não só a estrutura, mas a metodologia empregada. São aproximadamente 150 alunos vindos de todos os estados brasileiros (criteriosamente selecionados) que mudaram-se para a Escola e lá ficarão por 3 anos preparam-se para o ensino superior. Sem dúvida, são jovens privilegiados que estarão muito bem preparados para a competição da vida adulta. Esperamos que esta iniciativa se reproduza em todo o pais.

Nosso primeiro dia de trabalho no Rio foi pesado .... Fizemos as gravações preliminares do DVD do Sonora com uma super estrutura de filmagem e captação de áudio. Profissionais de primeira linha. Conseguimos emplacar a Bachianas 4 e o Choros 5. Ao término da gravação estávamos exaustos.

No dia seguinte, fizemos um concerto didático para os estudantes da ESEM. Foi ótimo! Toda a Orquestra ficou impressionada com a postura dos estudantes e, principalmente, com as perguntas elaboradas por eles durante o bate-papo que tivemos após o término do concerto. ‘Mulecada’ de alto nivel!

Chegamos hoje em Joinville, onde começa a etapa da região Sul. A Orquestra do Estado de Mato Grosso está na capa do maior jornal do Estado, o Diário Catarinense

Data: 01 de Maio de 2008
O mês de Villa-Lobos
Orquestra do Estado de Mato Grosso abre no Norte de SC o Sonora Brasil 2008


e na capa do maior jornal da cidade de Joinville, o A Notícia

Data: 01 de Maio de 2008
Villa-Lobos em turnê
A bordo do Sonora Brasil, Orquestra do Estado de Mato Grosso executa obras do maestro a partir de hoje em 18 cidades do Estado


O João, técnico do Sesc que está nos recebendo com muito carinho e atenção, já nos informou que os ingressos se esgotaram. Já tratamos de providenciar lugares extras para atender o público.

Daqui a pouco, as 18:00, nos encontraremos no saguão do hotel para irmos ao teatro. Espero que o concerto em Joinville seja ótimo, a altura da excelente recepção que tivemos em Santa Catarina.

Pão de Açúcar (Jorge Moura)


Hoje é 01/05/08 - Jorge Moura postando...
Que correria, já estamos em Joinville/SC e só agora estou postando esta foto que tirei no Rio de Janeiro no segundo dos três dias que passamos lá. Fiquei um pouco assustado ao passar pelas favelas mas MARAVILHADO ao ver o Pão-de-açucar e ficar balançando no bondinho, que dá até um frio na barriga, mas vale a pena pela paisagem.
Tocamos para os alunos do SESC na Escola de Ensino médio onde tinha gente de todo lugar, inclusive Caicó, de onde Villa-lobos resgatou uma das melodias da Bachiana 4 que faz parte do repertório. Teve músico trocando de estante e partitura, músico fazendo concerto a primeira vista hehehe, enfim, no primeiro concerto sempre acontecem uns imprevistos mas com esta galera gente boa (temos até o Pedro Visockas encarnando Silvio Santos na orquestra)e o clima de amizade que temos aqui sei que vamos fazer uma gravação muito linda em Recife e dia 21 no Rio mais uma vez.
A Orquestra segue animada rumo a Jequié, tá só começando...