terça-feira, 24 de junho de 2008

Desabafo

Há tempo que gostaria de comentar essa passagem do blog. Em uma das postagens do Luciano Pontes, relata a emoção de um senhor da platéia, veja abaixo:

' Em Vitória também fizemos um concerto espetacular, ficamos hospedados na Praia Camburi, o teatro era belíssimo e o publico simplesmente ESPETACULAR!! Ao final da obra ''Bachianas Brasileiras 04'' do Villa, um senhor gritava eufórico na Platéia: ''EU ME SINTO MAIS BRASILEIRO MAESTRO!! EU ME SINTO MAIS BRASILEIRO MAESTRO!!''... Esta é a ocasião mais prazerosa que um artista pode encontrar e vivenciar, quando ele ouve e sente que a sua interpretação tocou o público de alguma forma. ’

A Orquestra está resgatando o sentimento de brasilidade, de nacionalidade em seu povo, por meio da música de Villa-Lobos, ou seja, "Eu me sinto mais brasileiro" é um sentimento de reivindicação de propriedade. É como se ele estivesse dizendo, eu mereço ver, ouvir e sentir essa orquestra. O meu país está me oferecendo o melhor de sua essência, de sua originalidade com alcance universal. A sensação que tenho é que este senhor está dizendo - tive oportunidade de ver e sentir algo verdadeiro e bom, despertando-me o orgulho de ser deste lugar, de ter nascido nessa terra, neste país. "Sinto-me mais brasileiro maestro".

Apesar do cansaço de nossos bravos músicos, agora na parte mais esquecida do país, esses guerreiros levam alegria a alma desses nossos irmãos brasileiros, que habitam no Norte. Lugar onde o acesso e comunicação são suas principais dificuldades. Uma região de área muito extensa. As viagens não são medidas por quilometragem e sim por horas ou dias. Uma região que chove seis meses e tem seca no resto do ano. Uma variante de poeira e atoleiro. Horas de barco, ponte que cai, celular que não pega, internet a rádio, recursos escassos, custo amazônico caríssimo. Uma região sem olhar do poder público, que sente o peso das mãos larápias dos interesses internacionais. Ainda bem que a Orquestra do Estado de Mato Grosso, que tem muito mais desse Norte, do que do Centro leva para o povo brasileiro um acalento para suas vidas, alegrando suas almas, com música de qualidade, tornando-nos mais brasileiros como disse o moço de Vitória e mais orgulhosos.

Para nós que trabalhamos na Orquestra do Estado está sendo um prazer acompanhar essa trajetória. Uma verdadeira saga. Sabemos das dificuldades, mas é possível avaliar e dimensionar a importância do projeto Sonora Brasil para o país. Boa iniciativa do Sesc. Melhor ainda quando encontramos pessoas envolvidas. Lugares adequados são importantes, mas quando tem o envolvimento local, as coisas fluem com mais leveza e as dificuldades tornam-se pequenas. Como diz o poeta "Tudo vale a pena se a alma não é pequena".

É isso ai... um grito de desabafo pelos transtornos desnorteados vividos nos últimos dias. Vamos tocar... porque "Essa Orquestra é Nossa!" Temos sempre que tentar fazer alguma diferença para justificar nossa atuação no cenário cultural do estado e do país.

Magna Domingos

Fotos!!