terça-feira, 1 de julho de 2008

Permanências e Ausências


(Carlos Gomes)

O concerto de Boa Vista foi realmente um sucesso. Não haviam lugares disponíveis para tanta gente( e olha que o auditório era bem grande) ... muitas cadeiras extras e gente sentada nas escadas , espalhadas em pé pelos corredores ... uma verdadeira aglomeração ansiosa em escutar a orquestra numa linda noite de sexta feira ... não precisa se dizer que o público nos acolheu de forma espetacular ... literalmente um “calor” e receptividade que engrandece a alma dos músicos e deixa uma excelente impressão deste extremo norte do nosso país.
Foi com esse espírito que desembarcamos em Manaus, afinal tratava-se da maior cidade da região , potência turística , dona de um dos mais espetaculares teatros de toda a América e casa de uma das grandes orquestras brasileiras ... uma verdadeira cidade cultural e com um público ouvinte formado. A programação do concerto para o distante bairro de Cidade Nova, particularmente vem de encontro com o principal objetivo do projeto Sonora Brasil que é a fomação de ouvintes, levar a orquestra para locais marginalizados e com pouco acesso a espetáculos desse cunho . Entretanto,para que esse objetivo se concretize é necessário que haja não só uma mobilização da comunidade por parte dos responsáveis em divulgar o concerto, mas também o entendimento da realidade social daqueles que ai vivem. O horário de 15 h do domingo ao meu ver se mostra completamente inviável . As pessoas costumam estar em suas casa neste período. Há também partidas de futebol sendo transmitidas pela TV , neste dia em especial havia a final da eurocopa. Do meu ponto de vista, me pareceria melhor um horário como o das 18 h quando o sol já estaria mais baixo e as pessoas poderiam chegar tranquilamente ao local e voltar cedo para suas casas ...não precisa se dizer que o público foi pequeno ... fica ai a sugestão!!!

.........................................

Passados mais de 2 meses de turnê fico me perguntando sobre o que permaneceu deste tempo todo ... às vezes nos encontramos distraídos mudando de cidade em cidade , fazendo de cada quarto nosso canto de refúgio provisório , encontrando prazer em olhar o novo , a vida diferente de cada local e das diferentes pessoas e não paramos para refletir ... deixamos muitas sementes por este país , algumas que renderão lindos ramos , flores , frutos , traduzidos em amizade e respeito que adquirimos das pessoas com as quais nos relacionamos e com as quais convivemos dia a dia . A ausência por mim sentida nestes dias não reflete a saudade de casa ou dos meus amigos , da minha família ... se traduz apenas pela figura querida do meu grande amigo Pedro ... a ausência da Primavera de Vivaldi dos finais dos concertos , das vozes do Silvio , do Go...(ele sabe quem é...rsrs) ... a simples ausência ...e que teremos que aceitar ao final desta empreitada ... ausência física que ameniza com a permanência do carinho , admiração, respeito e amizade que tenho e guardo para mim , e que se traduz agora indelével. Ampla recuperação a você amigo ... estamos aqui todos torcendo e te aguardando em Recife.