terça-feira, 22 de julho de 2008

North Eastern Brazil, Pernambuco and beyond

My time here in Pernambuco has been a real eye opener. I admit that I knew very little about this state, only that the financial climate is a fragile one and that the people are extremely open hearted. On these two points I was right on the money but what I didn't realise was just how beautiful the Sertao really is here. Whilst the majority of the orchestra have been sleeping I have been keeping a watchful eye on the surroundings and the ever changing face of Pernambuco. There is no doubt that the level of suffering here is completely un-acceptable but what has been the saving grace for me is the spirit of the people, the enthusiasm that they have for music and the packed concerts that have followed as on our way. I for one will never forget the faces of people as we layed a Frevo for our encore. Happiness cannot be measured in financial terms. This has never been so obvious here. Well done to SESC in Pernambuco, and I am happy to see a state embracing its culture in all its glory.!

Todos Participantes

Presente da Ariadne...

O Bêbado e o Maestro

(Leandro) Araripina tem suas particularidades. A cidades está localizada na região da Chapada do Araripe, que concentra 40% das reservas de gipsita do mundo, fazendo com que Araripina tenha como principal atividade econômica a produção de gesso. É hoje um dos maiores pólos gesseiros do país.

Fomos bem recebidos pela Salomé e equipe do Sesc, o concerto foi muito bem divulgado e tudo correu sem maiores problemas. A Igreja Matriz estava absolutamente lotada. Mais de 1.200 pessoas aguardavam a Orquestra do Estado de Mato Grosso. O concerto foi bom e o público aplaudiu com entusiasmo. Teria sido perfeito não fosse um bêbado ... Isso mesmo, toda cidade tem seu bêbado, que tem o dom de se meter onde não deve e incomodar os outros (sempre cheio de razão). Pois é, este não foi diferente. No meio do concerto, depois de ter sentado na frente do violoncelista David Gardner (e esbarrado no seu arco), mudado de lado, sentado ao lado do spalla Luciano Pontes (e puxado conversa sempre que podia), e passado raspando atrás de mim várias vezes, virei a cabeça para trás (no meio da música) e disse: “Vai sentar rapaz! Você está atrapalhando a Orquestra e o público!”. Achei que ele se ‘tocaria’ mas não .... resolveu argumentar e explicar o porque ele estava passando ali .... Ai, ai, ai .... Falei alguns palavrões’ para ele, que não posso escrever aqui, virei para a Orquestra e continuei regendo. Neste momento, me preparei para o pior. Achei que uma briga fosse começar. Imaginem só a cena. Alguns músicos da Orquestra acompanhavam o empate entre o maestro e o bêbado com preocupação (já preparados para tomar as dores do maestro .... espero ....). Depois de ouvir o que não queria, o bêbedo voltou a sentar ao lado do spalla e, exalando cachaça pelos poros, passou o concerto inteiro me olhando com cara de cangaceiro. Só mesmo no Sonora Brasil.

Igreja Matriz - Araripina (PE)



















'Educação Musical' nas escolas

Com a aprovação no Senado Federal e na Câmara, o projeto de lei 2732/2008 que trata da volta da educação musical ao currículo obrigatório do ensino fundamental estará nos próximos dias sendo enviado ao Planalto para a sanção ou o veto do Presidente Lula. Nesta última etapa, precisamos dar clara demonstração da importância desta lei para a sociedade civil, enviando um e-mail ao Presidente Lula e à Casa Civil, pedindo pela sanção desta lei. Envie o seu pedido a partir de 5a. feira, dia 17 de julho e por toda a semana seguinte, até o dia 24.

--------------------------------------------------------------------------------

Presidente Lula (endereço eletrônico baseado no site).
1. Vá ao site da Presidência: http://www.presidencia.gov.br/presidente/

2. Clique, na segunda barra de links do alto da página, em Fale com o Presidente e em seguida Escreva a sua Mensagem.

Pedido pela sanção do Presidente ao Projeto de Lei 2732/2008 pela volta da educação musical ao currículo obrigatório do ensino fundamental nas escolas

3. Envie cópia da sua mensagem por e-mail para a Casa Civil: gabinetecasacivil@planalto.gov.br (muito importante)

--------------------------------------------------------------------------------

Conheça a campanha, o abaixo assinado e a pesquisa no site:
www.queroeducacaomusicalnaescola.com

Concerto em Araripina




Jorge Moura postando...
Estas sao fotos do concerto que acabamos de fazer em Araripina em uma igreja lotadissima com muita gente querendo ouvir a musica de Villa Lobos. Muitos musicos vieram também tirar suas duvidas sobre os intrumentos e contar um pouco de suas experiencias de verdadeiros guerreiros tentando manter seus estudos nesta cidade. Eu e meu companheiro de estatnte, Fernando aproveitamos para dar umas pequenas explicaçoes de postura ao tocar violino. Concertos assim fazer o sonora valer realmente o esforço. Saudades te todos em Cuiabá.

Triunfo/PE




Jorge Moura postando...
O Hotel de triunfo e a própria cidade de triunfo com seu festival e seu clima frio deram uma boa relaxada no animo da orquestra neste final de turne. Conheci umas pessoas bem legais de Recife que tambem entraram na "pelada de orquestra", isso mesmo músicos jogando bola em Pernambuco e fez com que o dia fosse mais divertido além do tornei de truco que também aconteceu no hotel. Enfim foi como um bom fim de semana de tivemos, que nao tinhamos a muito tempo ao final da viagem. O mais interessante foi descer de teleférico do hotel passando por cima do lago e chegar ao centro desta cidade cheia de casas antigas todas coloridas. É muito bom ver a historia preservada fazendo parte do dia a dia desta cidade. Conversando com alguns hospedes do hotel fiquei sabendo que a cidade [e quase como uma Chapada dos Guimaráes para os cuiabanos, serve tambem de refugio para pessoas de recife que desejam respirar novos ares. Seguimos viagem entao com energia para levar Villa Lobos rumo a Salvador. Só faltou minha noiva aqui, bjos Carol.