domingo, 27 de julho de 2008

Paulo Afonso (BA)





(Leandro) A cidade de Paulo Afonso, na Bahia, está prestes a completar 50 anos. É impressionante que uma cidade que desenvolveu-se a partir de usinas hidro-elétricas possa ter mais de 100.000 habitantes.

“A cidade é conhecida pelo seu potencial hidrelétrico, que teve como pioneiro Delmiro Gouveia, um cearense que fez fortuna no sertão alagoano, e que apenas com meios próprios construiu a primeira usina do Nordeste: a Usina de Angiquinho, com maquinário trazido da Europa. O Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso é um conjunto de usinas, localizado na cidade de Paulo Afonso. A usina tinha como propósito abastecer uma futura indústria têxtil que Delmiro planejava trazer para a Cidade de Pedra, e que hoje se chama Delmiro Gouveia em homenagem a ele. Angiquinho é hoje uma usina que encanta quem a visita, seja pela antiguidade do que ainda resta dela, seja pela beleza do local”.

Foi a primeira vez que a cidade recebeu um concerto do Sonora Brasil e a expectativa era grande. A gerente do Sesc Paulo Afonso Fabiana Lucena, e sua equipe de técnicos aguerridos e totalmente comprometidos com a missão da Instituição, preparou tudo de modo impecável. Ótima divulgação, ampla mobilização da comunidade, escolha correta para o local do concerto (diante dos locais disponíveis), cumprimento de todos os requisitos técnicos, carregadores e técnicos de luz e som prontos para atender a Orquestra na hora certa e um camarim maravilhoso, que além de especiarias da região (como sucos de clorofila, palma com umbú e bolo de ervas) tinha uma massagista à nossa disposição para aliviar as dores de quase 100 dias de viagem. O carinho e o calor humano foram marcantes e nós, como músicos acostumados a trabalhar com sentimentos e emoções, percebemos imediatamente a energia especial que estava no ar. Não preciso dizer que tudo isso transformou-se em música caudalosa, que inundou as comportas imaginárias da população de Paulo Afonso. Valeu! Estamos honrados em dar o ‘ponta-pé’ inicial do projeto na cidade. Obrigado ao Sesc Paulo Afonso e a todos os profissionais envolvidos.















Aracaju (SE) - Teatro Atheneu

por Gabriel Fontes - SESC Sergipe













Anjo da Guarda Pernambucano

(Zevang) Um pouco atrasado, mas aí vai uma lembrança de nosso anjo da guarda em todo o estado de Pernambuco, Sr. Severino. Sempre prestativo, eficiente e profissional, deu-me verdadeiras aulas sobre esse estado de cultura incrível (foto cortesia de Luciano Pontes).