sábado, 2 de agosto de 2008

Salvador, considerações 'quase' finais e agradecimentos

(Leandro) Ufa ... Chegamos ao final. Depois de quase 100 dias, milhares de kms rodados, 22 estados (22 capitais), 78 cidades e 80 concertos ... concluímos nossa participação no Projeto Sonora Brasil. Acabamos de realizar nosso último concerto, no Sesc Pelourinho em Salvador. Voltamos para o hotel em clima de festa, muita alegria, despedida, lágrimas e alivio. Minha visão está turva. Estou exausto e não tenho condições, neste momento, de fazer uma avaliação mais abrangente da nossa participação neste projeto. Prefiro voltar para casa, deixar a poeira abaixar, para voltar a este Blog e deixar minhas ‘impressões finais’.

Nesta despedida parcial, gostaria de expressar meu respeito por todos os músicos da Orquestra do Estado de Mato Grosso que integraram esta missão. Houve comprometimento artístico de TODOS, em TODOS os concertos. Não cancelamos, nem faltamos, nem perdemos, nenhum concerto. Pelo contrário, aceitamos realizar mais concertos do que o previsto (como ‘concertos didáticos’) e palestras sobre gestão de orquestras, sempre que nos foi solicitado. Aceitamos fazer concertos em condições inadequadas e fora das condições acordadas (como, por exemplo, após viagens de mais de 9 horas de ônibus em estradas ruins e perigosas ). NUNCA tocamos com desdém por estarmos numa cidade pequena ou desconhecida. Pelo contrário, com a consciência da importância da nossa missão, a entrega foi total, sempre, e a energia transmitida pelo público em cidades menores, onde uma orquestra chegava pela primeira vez, incendiou o grupo que respondeu, sempre, com interpretações emocionantes. Em 99% dos casos, os técnicos do Sesc nos disseram que naquela noite estávamos batendo um recorde de público do Sonora Brasil. Tivemos uma média de 650 pessoas por concerto (as fotos deste Blog podem comprovar este número) atingindo um público (recorde) de mais de 50.000 pessoas. Note-se aqui que todos os concertos foram realizados em locais fechados (!). Em praticamente todos os estados por onde passamos, fomos matéria de destaque (normalmente de capa) dos maiores jornais impressos e das principais emissoras de televisão. Aqui cabe um agradecimento especial a Rede Globo de Jornalismo que ‘cobriu’ grande parte dos nossos concertos, gerando um conteúdo precioso e fazendo com que a mensagem da Orquestra e do Sonora Brasil chegasse a milhões de brasileiros.

Com estes números posso dormir tranquilo, certo que fizemos um bom trabalho.

Agradeço o Departamento Nacional do Sesc, na pessoa do Sr. Wagner Campos, pelo convite e oportunidade de apresentar a música sinfônica de Heitor Villa-Lobos a todo o Brasil. Demos nosso sangue para fazer isso da melhor maneira possível.

Agradeço às unidades regionais do Sesc, a todos os técnicos e gerentes responsáveis pela realização do Sonora Brasil. Parabenizo a maioria das unidades pelo ótimo trabalho realizado e pelo carinho com que fomos recebidos.

Agradeço a equipe de produção da Orquestra do Estado de Mato Grosso que executou um trabalho excepcional, sem o qual, sem dúvida, não teríamos condições de chegar ao final desta viagem.

Mesmo já tendo feito isso pessoalmente, agradeço novamente o empenho e dedicação de todos os músicos da Orquestra do Estado de Mato Grosso. Parabéns pelo brilhante trabalho realizado.

Por fim, agradeço a todos vocês que acompanharam esta grande aventura através deste Blog, deixando mensagens carinhosas de incentivo e apoio. Vocês são a razão de ser desta Orquestra. É por vocês e para vocês que existimos e fazemos música. Obrigado!

Agora vou terminar de arrumar as malas por que daqui a pouco vou para casa, de volta para meu grande amor!

Depois de recarregar as baterias nos encontramos novamente por aqui.

Um abraço afetuoso,

Leandro Carvalho

Salvador - Teatro Sesc Pelourinho